sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A interação usuário-internet na educação.

Com a expansão da chamada "internet 2.0", a interação de usuários com a própria rede chegou a níveis antes nunca pensados. Usuários que antes eram apenas "contemplativos" e não tinham um grau de interação alto com os sites, agora possuem a ferramenta da mudança, literalmente, ao alcance dos dedos. Com um único clique o usuário pode inserir-se na rede e explanar suas visões e opiniões a respeito os mais variados assuntos e temáticas. Um exemplo claro disso são sites como wikipédia, blogs e fotologs, onde o usuário tem total abertura de publicar o que quiser. É a interação em altíssimo grau.

Falando mais especificamente da wikipédia, site fundado em 2001, é uma enciclopédia multilíngue online, livre, colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Qualquer artigo ou adição aos temas pode ser feito por qualquer pessoa, desde que tenha um cadastro feito no site, ação essa que pode ser concluída em poucos minutos.

A tarefa principal é levar essa interação do aluno para com a rede, para dentro da sala de aula. Trazer o conceito de participação e colaboração que, em teoria, deveria ser empregada dentro da instituição de ensino, também para a ferramenta de internet. Afinal, é dever da escola e dos professores incluir o aluno nas mudanças ocorridas na sociedade; nesse caso, na sociedade da informação. A wikipédia é apenas um exemplo de como o diálogo do conhecimento tornou-se cada vez mais dialético. Resta aos alunos serem incutidos de sua inestimável importância nesse processo.

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